Narasimha

Por que esta imagem forte e até um pouco assustadora do Senhor? Para quem não conhece este aspecto Divino, a forma humana do Senhor com cabeça e garras de leão pode ser um pouco assustadora. Este aspecto é conhecido por várias versões do mesmo nome, ou seja, Narasimha, Nrsimhadeva, Nrsinghadev, Narashima entre outros. Esta forma é uma das encarnações (a 4ª encarnação) de Vishnu. O Senhor é tudo, Ele é ilimitado e não está preso aos nossos conceitos de aparência ou beleza. Ele veio neste aspecto por Amor ao seu maior devoto Prahlad (um menino pequeno), com um propósito muito específico, de proteger e salvá-lo e eliminar toda negatividade, ego e arrogância que reinava naquele periodo através do rei dos demônios – Hiranyakashipu.
Esta imagem, mostra o momento em que o Senhor elimina o demônio que reinava e se considerava invencível. Representa a eliminação de toda negatividade que por vezes acumula nas pessoas, ao redor, ou no meio ambiente. Este murthi (estátua), será ativada e irá conter a energia para afastar e transmutar toda negatividade.

Ao rakshasa (um ser malvado) Hiranyakashipu, foi concedido um benefício poderoso de Brahma, não permitindo que ele fosse morto por homem ou animal, dentro ou fora, dia ou noite, na terra ou no céu, com um arma viva ou inanimada. Vishnu desceu como uma encarnação antropomórfica, com o corpo de um homem e cabeça e garras de um leão. Ele, então, estripa o rakshasa no limiar do pátio de sua casa, ao entardecer, com suas garras, enquanto ele estava deitado sobre as Suas coxas.

Simbolizando, a eliminação da negatividade, ego e arrogância. O Senhor demonstrou que não importa quem for, uma criança ou um adulto, simples ou erudito, rico ou pobre, etc. Ele virá para proteger, salvar e abençoar aquele que for Seu devoto, que pedir ajuda com sinceridade, devoção e entrega. Através do Seu Amor pelo bhakta (devoto), Ele é capaz de Se manifestar.

Pela Sua compaixão por todos nós, e Sua humildade, Ele está disposto a vir na forma que for preciso para acudir a Sua criação.