Quais são as atividades do Templo?

Esta Linhagem tem proporcionado muitas práticas diferentes que nos permitem descobrir o Amor Divino dentro de nós mesmos. Todas essas atividades acontecem regularmente no Templo. Ao longo do ano, as pessoas podem participar em uma série de cursos dentro de uma variedade de atividades.

Práticas espirituais

As orações da manhã e da noite no templo, acontecerão regularmente. As orações em Sânscrito são cantadas e compostas por mantras, bhajans e kirtans com acompanhamento musical, além de oferendas de flores, incenso, fogo e água entre outros. São realizadas com alegria, gratidão e expressões de bhakti (devoção) ao Divino. Abishekams e/ou pujas são realizados durante as orações habituais e por vezes yagnas são realizados também.
Para além disso, muitas datas e festivais importantes são comemorados ao longo do ano com programações especiais.

Música

A música é a maneira mais fácil de expressar o Amor pelo Divino. Portanto, música é uma parte integral das orações da Bhakti Marga. A música devocional é baseada em kirtans e bhajans indianos tradicionais, bem como algumas músicas Ocidentais. Todo músico interessado em tocar, cantar e participar é bem-vindo!

Seva – Serviço altruísta

Uma parte muito importante e fundamental de bhakti é ‘seva’, que significa dedicar cada ação como uma oferenda espiritual ao Divino, sem esperar nada em troca (serviço altruísta/voluntário). Todos são incentivados a fazer seva no templo, ao redor e nas atividades. Ele purifica o coração e a mente e ajuda a pessoa a se tornar mais humilde, e realizar o Amor Divino em tudo e todos.

Yoga

Haverá também sessões de OM Chanting e prática em grupo de Atma Kriya Yoga para Kriya Sadhaks (iniciados em Atma Kriya Yoga). A meditação também será uma prática integra do templo.

Ensinamentos

Grupos de leitura dos ensinamentos dos Mestres da linhagem de Mahamandaleshwar Sri Swami Vishwananda para além de escrituras antigas como Bhagavad Gita, Srimad Bhagavatam, Guru Gita entre outros. Além de pequenos cursos de preparação de prasadam, tradições hindu, e explicações sobre costumes. Encontros para compartilhar experiências e histórias.

Puja

Pujas são orações cerimoniais hindus que simbolizam uma oferta de nós mesmos ao Divino. A Bhakti Marga em Florianópolis, organiza várias oficinas diferentes de puja, tais como: um curso de puja simples, curso de abishekam ou um curso aprofundado de yagna.

Arte

A pintura é uma meditação ativa que nos conecta aos santos e deidades em nossos corações e na quietude da mente. A arte tornou-se uma das principais práticas devocionais da Bhakti Marga. Como parte desta expressão, temos um projeto de pintura de murais no templo e precisamos da colaboração voluntária de todos que queiram expressar o seu bhakti através da pintura.

Caminhadas e atividades na Natureza

É um privilégio e uma bênção morar em um local tão bonito como Florianópolis. Uma ilha com tantos cenários lindos. Daí, uma das atividades do Templo é incentivar caminhadas e atividades na natureza através de encontros/cursos organizados para participar de “japa walks” (caminhadas utilizando um japa mala e mantra), círculos de OM Chanting e meditação.
Estas atividades nos ajudam a reconectar com o nosso Ser verdadeiro e com energias positivas do nosso meio ambiente. É também uma forma de retribuir tudo que recebemos diariamente, à ‘Mãe Terra’.